sexta-feira, 22 de julho de 2011

''Flores e Mais...''

É legal que há muitas cantoras brasileiras que acabo conhecendo por meio de amigos. E com Isa Tatagiba não foi diferente. Foi graças a um amigo que eu conheci o trabalho dela e já até escrevi a respeito aqui no blog. A cantora, que nasceu no Rio de Janeiro, onde considera seu “cantinho inspirador”, está finalizando seu primeiro disco de estúdio, Flores e Mais..., e já lançou as canções Mariana, Meu Samba, Jacarepaguá e, recentemente, apresentou Meu Amor.

O interesse pela música surgiu quando crianças, graças à mãe, que tocava The Beatles, Elis Regina, entre outros artistas no piano, e também ao pai que cantava Roberto Carlos e muitas outras canções para Isa dormir. “Durante minha infância, ouvi meus pais cantando e tocando, mas sempre por hobby, andando pela casa, pois eles nunca trabalharam com música.”, disse a cantora.

Em um bate-papo legal, Isa falou um pouco sobre sua trajetória na música, que está apenas começando, mas tem tudo para dar certo.

Toatoa: De onde surgiu o interesse pela música?
Isa:
Quando eu tinha uns 9 anos, comecei a tentar tocar piano sozinha em casa, tirando as músicas dos comerciais de TV de ouvido... depois disso comecei a estudar mais sério e com 15 anos estava começando a estudar na Escola de Música Villa Lobos, da onde só saí depois que me formei em contrabaixo elétrico e com uma banda de punk rock (risos) Com o tempo comecei a abrir minha cabeça pra outros estilos e aprendi a apreciar a particularidade de cada som. Hoje, mesmo que eu ainda seja boa ouvinte do velho rock’n roll, descobri no samba e na MPB uma paixão sem limites pela cultura popular, pelas tendências regionais, e tento passar essa emoção nas minhas músicas. Escolhi esses estilos mais populares, pois é de onde eu consigo cantar com o coração, onde consigo compor com todo sentimento que me contagia, são estilos que me completam, assim como os regionais baião, maracatu, ciranda....

Toatoa: Onde busca inspiração para compor?
Isa:
Pode parecer engraçado, mas eu não fico buscando inspiração em tudo.. eu simplesmente deixo vir. Às vezes, escuto alguém conversando na rua, e isso me inspira a escrever. Ou ainda historias que amigos me contam ou fatos que eu vivi, relembrando, sai uma música. Recentemente escrevi Mariana que é uma das minhas músicas de trabalho. Ela foi feita para duas amigas minhas, que se chamam Mariana. As duas foram morar fora do Rio esse ano e eu fiquei sem elas aqui. Mas um dia estávamos na praia e juntando a historia de vida de uma com o momento passado pela outra, saiu essa linda canção. Elas adoraram! Outra canção interessante é Meu Samba. Eu nunca tinha composto um samba. Até que um dia peguei o violão, fui testando umas notas, alguns acordes, e comecei a pensar em um casal numa gafieira, e pronto! Mais uma música e dessa vez, algo que eu nunca tinha feito! Foi o primeiro de muitos outros sambas. Veio realmente do coração. Quando canto Meu Samba, ainda vejo na minha imaginação a cena que me inspirou, o casal dançando. É mágico!



Toatoa: Eu li que suas influências variam desde Noel Rosa, Tim Maia, Tom Jobim e por aí vai. Você se define em que estilo musical? Por quê?
Isa:
Eu nunca pensei em me definir em apenas um estilo musical. Desde que comecei a ouvir estilos que não eram rock, abri minha cabeça a qualquer estilo, desde que fosse bem executado e bem produzido. Dessa forma, acabei me apegando a estilos mais populares e também a estilos mais regionais. O popular me passa aquela sensação de aconchego, posso usar uma linguagem comum a todos. Já o regional é uma chance que eu tenho de mostrar a riqueza que o nosso país tem, com tantos estilos musicais espalhados por todo nosso território, com tanta coisa que ainda temos que aprender. Unir o Baião com o Maracatu, a Ciranda com a MPB, isso tudo faz com que a gente possa passear por cada cantinho apenas ouvindo um único cd ou assistindo a um único show. Ouvindo de Noel Rosa a Dominguinhos dá pra aprender muita coisa! Resumindo, acho que posso dizer que eu canto o que a MPB tem de mais marcante e o que o regional tem de mais emocionante!

Toatoa: Você está finalizando seu primeiro disco de estúdio, Flores e Mais.... O que podemos esperar de seu novo trabalho? Eu li que vai desde o samba até o maracatu. Há algo de novo nesse trabalho, que você não tinha feito antes? E há canções assinadas por você ou parcerias?
Isa:
Flores e Mais.. é, antes de mais nada, a realização de um sonho. Sempre quis gravar meu primeiro disco em um lugar repleto de amigos, com uma produção que agarrasse a ideia, em um trabalho que não fosse só uma criação minha, mas um pedacinho de cada um que se esforçou pra esse sonho se realizar. Conheci um produtor pernambucano, que mora no interior de São Paulo, em Vinhedo, e ele me apresentou músicos muito experientes que fizeram esse sonho virar realidade!.

Toatoa: Como é este disco?
Isa: É um disco de sete músicas compostas por mim e também de três cedidas gentilmente por Rômulo Ferreira, compositor no Rio de Janeiro, e que foi todo produzido por Joãozinho Sousa, no estúdio World Music em Vinhedo. A mixagem ficou a cargo de Pedro Fontanari Filho. Com a experiência de vida do Joãozinho e minha vontade de fazer algo diferente, juntamos as notas e fizemos um disco que vai desde o sambinha tradicional (como Meu Samba e Samba do Migué) até a ciranda (em Mariana) e o Maracatu (em Maracatu da Paz). Tudo feito com muita desenvoltura por apenas um trio (baixo, guitarra e bateria). Simples, aconchegante e do jeitinho que eu esperava. Realizar esse sonho juntando a MPB a sons mais regionais foi algo totalmente novo pra mim, e adorei o resultado. Um fato curioso desse CD é que em Outubro de 2010 eu soube que gravaria em Vinhedo e em Novembro, menos de 30 dias depois, eu reencontrei no Rio amigos que eu não via há 10 anos, que moram em Jundiaí, ao lado de Vinhedo e que me deram um grande suporte nesse processo todo.

Toatoa: Você tem uma data de lançamento do novo trabalho? Quando?
Isa:
Estamos em fase final de gravação e mixagem. Pretendo lançar em um lindo show em Outubro, no Rio.

Toatoa: Eu vi que você tem perfis na Trama Virtual, no Oinovosom. Você acha que esses sites são importantes para quem está começando com a carreira agora? Ajudam tanto na divulgação, quanto na promoção das músicas etc?
Isa:
Sim, esses sites e outros como o Palco MP3 e o Myspace são veículos de extrema importância, pois através deles conseguimos mostrar o som para milhares de pessoas, de forma mais rápida, com menos burocracias, e assim sabemos se o som agrada ou se tem algo errado. Divulgar uma música hoje em rádio, televisão ou qualquer outro meio de comunicação de massa é muito complicado e caro. Esses sites dão uma bela ajuda.

Toatoa: E a agenda de shows?
Isa:
Por enquanto estou em estúdio ensaiando o show de lançamento do CD, que deve ocorrer em Outubro, na Lapa, no Rio de Janeiro. Mas logo depois virão shows em São Paulo, Belo Horizonte e também no Nordeste.

Se quiser ouvir as canções de Isa Tatagiba, é só clicar aqui ou então, acessar o MySpace dela, que alguns de seus trabalho também estão disponíveis por lá!

Um comentário:

  1. Adoro ouvir músicas novas, vivo caçando novas bandas e artistas. Ao ouvir o som da Isa a primeira vez, de cara adorei e percebi que estava diante de uma pessoa com um potencial incrível. Não tenho dúvida que, se ela continuar correndo atras, é só questão de tempo pra ela virar sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...